Sarcoma de Kaposi

Sarcoma de Kaposi

Atualizado em 01/09/2024

Fatos sobre a doença

O sarcoma de Kaposi é um câncer que se desenvolve nas paredes dos vasos linfáticos ou vasos sanguíneos e pode simultaneamente aparecer em diferentes regiões do corpo. Ele geralmente se manifesta como tumores na pele ou nas superfícies mucosas, por exemplo, dentro da boca. Mas outros órgãos internos, como nódulos linfáticos, pulmões e sistema digestivo também podem ser acometidos.

Nos Estados Unidos, a incidência de casos é de 6 para cada 1 milhão de pessoas por ano. Nos Estados Unidos, o sarcoma de Kaposi é muito mais comum em homens do que em mulheres, e raramente é visto em crianças. É também mais comum em negros do que em brancos nos Estados Unidos. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de estimativas para o sarcoma de Kaposi.

O principal fator de risco para este câncer é a AIDS e o HIV, além do transplante de órgão de pessoas infectadas com os vírus.

Para saber mais, acesse o Portal Oncoguia.

1

milhão de pessoas são acometidas nos EUA

PERFIL DO PACIENTE

Características
42.7%
dos pacientes iniciaram seus tratamentos acima
50anos
Ver gráfico completo
Pacientes Ativos Atualmente existem 187 pacientes que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos 3 meses Ver gráfico completo

TRATAMENTO

73.1% iniciaram o tratamento acima de 60 dias nos últimos 3 anos
Lei dos 60 dias

A Lei nº 12.732/12 (em vigor desde 23/05/2013) estabeleceu que o primeiro tratamento oncológico no sus deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor conforme necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente.

Ver gráfico completo
Qual o primeiro tratamento realizado? 49.6% dos pacientes realizaram como primeiro tratamento a 5 Ver gráfico completo
Qual a necessidade de deslocamento para tratamento?
47.5% pacientes precisaram se deslocar além do seu município de residência
2.0% precisaram se deslocar para outros Estados
Quanto custa para o Ministério da Saúde? 1.13milhões foram reembolsados para gestores e estabelecimentos em média por ano para tratamento de quimioterapia e radioterapia Ver gráfico completo