Impacto da COVID

Impacto da COVID

Atualizado em 29/10/2023

Fatos sobre a doença

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 pode ser assintomático ou oligossintomático (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requerem atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório. (Ministério da Saúde)

Para entendermos o impacto que a COVID causa/causou nos pacientes oncológicos realizamos um acompanhamento no DATASUS, mapeando procedimentos de rastreamento, diagnóstico e tratamento dos pacientes comparando com o período de 2019. Foi realizada também uma pesquisa por meio do Canal Ligue Câncer, para entender as dificuldades e os desafios que os pacientes têm enfrentado para realizar seus tratamentos.

Disclaimer: Os dados do período de COVID são passíveis de atualização por parte dos estados/municípios, portanto os valores aqui apresentados podem sofrer alterações de acordo com a atualização dos arquivos do DATASUS.

80% casos

podem ser assintomáticos

Diagnóstico / rastreamento

37,4%
Foi a queda de biópsias realizadas entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
50,0%
Foi a queda no número de exames citopatológicos com finalidade de rastreamento realizados no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
50,2%
Foi a queda no número de exames citopatológicos com finalidade de diagnóstico realizados no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
48,4%
Foi a queda no número de mamografias com finalidade de rastreamento realizados no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
25,9%
Foi a queda no número de mamografias com finalidade de diagnóstico realizados no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
35,8%
Foi a queda no número de colonoscopias realizadas no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
Abril foi o mês que apresentou a maior queda.
Ver gráfico completo
29,0%
Foi a queda no número de exames de PSA realizadas no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
Maio foi o mês que apresentou a maior queda.
Ver gráfico completo

Internações

11,8%
Foi a queda no número de internações para os CIDs do Capítulo II no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
15,4%
Foi a queda no número de cirurgias eletivas para os CIDs do Capítulo II no sistema público de saúde entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.

Pacientes em tratamento sistêmico

Os números apresentados abaixo são baseados nos dados analisados entre os meses de março a dezembro do ano de 2020 quando comparado com o ano de 2019.
5,05%
Foi a queda no número de novos pacientes iniciando tratamento de quimioterapia
0,18%
Foi a queda no número de novos pacientes iniciando tratamento de radioterapia