Estadiamento

Estadiamento

Atualizado em 29/10/2023

Sobre esse radar

Estadiamento nada mais é que a avaliação da extensão da doença. A necessidade de se classificar os casos de câncer em estádios baseia-se na constatação de que as taxas de cura são diferentes quando a doença está restrita ao órgão (estádio inicial), quando está no órgão e em linfonodos regionais (estadiamento localmente avançado) ou quando já está disseminado para outros órgãos (estadiamento avançado).

O estadiamento clínico é estabelecido a partir dos dados do exame físico e dos exames complementares pertinentes ao caso, antes de qualquer cirurgia. O estadiamento patológico baseia-se nos achados cirúrgicos e no exame anatomopatológico da peça operatória. O estadiamento patológico (mais fidedigno) pode ou não coincidir com o estadiamento clínico.

A determinação da extensão da doença e a identificação dos órgãos por ela envolvidos auxiliam nas seguintes etapas:

  • obtenção de informações sobre o comportamento biológico do tumor;
  • escolha da terapêutica;
  • previsão das complicações;
  • obtenção de informações sobre o prognóstico do caso;
  • avaliação dos resultados do tratamento;

A apresentação do estadiamento de qualquer tumor deve ser precedida da determinação do tipo histológico do tumor (nome do tumor, dado pelo patologista com base na biópsia ou análise da peça cirúrgica), subclassificação do tumor quando pertinente, e descrição de biomarcadores (alterações genéticas ou protêicas preditoras de prognóstico e/ou de benefício de determinados tratamentos), quando aplicável.

Fonte: https://www.inca.gov.br/estadiamento

Metodologia: Todos os dados foram obtidos através do Painel-oncologia, para criação dos gráficos foram selecionados apenas os registros que continham estadiamento informado, aqueles com estadiamento ignorado foram excluídos da análise.

63,0%

dos pacientes iniciaram em estadiamento avançado

Descrição da amostra
59,8% dos casos não possuem informação sobre estadiamento do câncer
54,3% dos casos identificados no painel-oncologia ocorreram entre 2019 e 2021.

Por tipo de câncer
63,0% dos pacientes iniciaram o tratamento em estadiamento localmente avançado e avançado entre os anos de 2019 e 2021
45,0% do total dos 109 tipos de câncer apresentaram mais da <b>metade</b> dos pacientes chegando em estágio localmente avançado e avançado entre os anos de 2019 e 2021.
Perfil dos Pacientes
67,2% dos homens iniciam o tratamento em estágio localmente avançado e avançado
59,4% das mulheres iniciam o tratamento em estágio localmente avançado e avançado