Glândula Supra-Renal

Glândula Supra-Renal

Atualizado em 01/09/2024

Fatos sobre a doença

As suprarrenais ou adrenais são pequenas glândulas que ficam acima de cada um dos rins. A maioria dos cânceres diagnosticados na glândula suprarrenal não começa na própria glândula, eles se iniciam em outros órgãos ou tecidos e se disseminam através da corrente sanguínea para as glândulas suprarrenais. O câncer que se desenvolve no córtex da glândula suprarrenal é denominado câncer adrenocortical.

Os carcinomas suprarrenais são muito raros e o número real de casos diagnosticados não é conhecido. A idade média dos pacientes com câncer de glândula suprarrenal é cerca de 46 anos, mas o câncer supra renal cortical pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mesmo em crianças. No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) não dispõe de estimativas para este tipo de tumor.

A grande maioria dos cânceres do córtex suprarrenal é esporádica (não hereditária), mas alguns, particularmente em crianças, são causados por um defeito genético mais especificamente pela Síndrome de Li-Fraumeni ou da Síndrome de Beckwith-Wiedemann. Os fatores de risco, como dieta rica em gordura, tabagismo, sedentarismo, exposição às substâncias causadoras de câncer no ambiente têm um grande impacto sobre o risco de uma pessoa desenvolver vários tipos de câncer. Embora nenhum desses fatores tenha sido associado ao risco de uma pessoa desenvolver câncer da glândula suprarrenal, o tabagismo tem sido sugerido como um fator de risco importante por alguns pesquisadores.

Para saber mais, acesse o Portal Oncoguia.

46anos é a idade média de diagnóstico

PERFIL DO PACIENTE

Características
47.1%
dos pacientes iniciaram seus tratamentos acima
50anos
Ver gráfico completo
Pacientes Ativos Atualmente existem 98 pacientes que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos 3 meses Ver gráfico completo

TRATAMENTO

38.5% iniciaram o tratamento acima de 60 dias nos últimos 3 anos
Lei dos 60 dias

A Lei nº 12.732/12 (em vigor desde 23/05/2013) estabeleceu que o primeiro tratamento oncológico no sus deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor conforme necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente.

Ver gráfico completo
Qual o primeiro tratamento realizado? 50.9% dos pacientes realizaram como primeiro tratamento a 1 Ver gráfico completo
Qual a necessidade de deslocamento para tratamento?
56.0% pacientes precisaram se deslocar além do seu município de residência
6.4% precisaram se deslocar para outros Estados
Quanto custa para o Ministério da Saúde? 0.81milhões foram reembolsados para gestores e estabelecimentos em média por ano para tratamento de quimioterapia e radioterapia Ver gráfico completo