Pulmão

Pulmão

Atualizado em 01/03/2023

Fatos sobre a doença

O câncer de pulmão pode começar nas células que revestem os brônquios e partes do pulmão, como os bronquíolos e alvéolos. Dentre os diferentes tipos deste câncer, 85% dos casos são do tipo não pequenas células.

Mundialmente, o câncer de pulmão é o segundo mais incidente, com 2,2 milhões de casos novos por ano, o que corresponde a 11,4% de todos os tipos de câncer. Entre homens, ocupa a primeira posição e, entre as mulheres, a terceira. O número estimado de casos novos para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 32.560 casos, correspondendo ao risco estimado de 15,06 casos por 100 mil habitantes. No Brasil, em 2020, ocorreram 28.618 óbitos por câncer de pulmão.

Os principais fatores de risco são o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco, responsável por cerca de 85% dos casos diagnosticados. Outros fatores de risco importantes são aqueles associados às exposições ocupacionais e ambientais.

Para saber mais, acesse o Portal Oncoguia.

4° mais incidente do Brasil (exceto melanoma)

PERFIL DO PACIENTE

Características
90,8%
dos pacientes iniciaram seus tratamentos acima
50anos
Ver gráfico completo
Pacientes Ativos Atualmente existem 8386 pacientes que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos 3 meses Ver gráfico completo
45.9% dos pacientes são fumantes
Hábito de fumar e o Câncer

O hábito de consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Estima-se que 80% a 90% da incidência de câncer de pulmão seja atribuída ao fumo. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.

Ver gráfico completo

TRATAMENTO

25,0% iniciaram o tratamento acima de 60 dias nos últimos 3 anos
Lei dos 60 dias

A Lei nº 12.732/12 (em vigor desde 23/05/2013) estabeleceu que o primeiro tratamento oncológico no sus deve se iniciar no prazo máximo de 60 dias a partir da assinatura do laudo patológico ou em prazo menor conforme necessidade terapêutica do caso registrada no prontuário do paciente.

Ver gráfico completo
89,1% iniciaram o tratamento em estadiamento avançado nos últimos 3 anos
Estadiamento

O estadiamento é a forma para determinar a localização e a extensão da doença no organismo de um paciente no momento do diagnóstico. É necessário conhecer o estágio do câncer para poder definir as melhores opções de tratamento, além de ser um importante fator para avaliar os resultados do tratamento. Aqui, separamos os casos entre estágios iniciais (1 e 2) e estágios avançados (3 e 4).

Ver gráfico completo
Qual o primeiro tratamento realizado? 37,1% dos pacientes realizaram como primeiro tratamento a QUIMIOTERAPIA Ver gráfico completo
Qual a necessidade de deslocamento para tratamento?
55,8% pacientes precisaram se deslocar além do seu município de residência
3,0% precisaram se deslocar para outros Estados
Quanto custa para o Ministério da Saúde? 60,11milhões foram reembolsados para gestores e estabelecimentos em média por ano para tratamento de quimioterapia e radioterapia Ver gráfico completo

MORTALIDADE

Óbitos prematuros 34,9% dos óbitos ocorrerem de forma precoce, ou seja, em pacientes entre 30 e 69 anos Ver gráfico completo